sexta-feira, 4 de março de 2011

Conheça um pouco do Município de Vitória do Xingú-Pá

MAPA
VITÓRIA DO XINGU: UM BREVE PERFIL HISTÓRICO
Vitória do Xingu é uma pequena cidade que está localizada na margem direita do rio Tucuruí, a dois quilômetros, aproximadamente, de sua confluência com o rio Xingu.
Latitude:02° 52"48" Sul
Longitude:52° 00"36" Oeste
Altitude: 0 metros

Segundo informações fornecidas por Henri Coudreau e reforçadas pelo historiador altamirense Ubirajara Marques Umbuzeiro, o primeiro branco a por os pés onde hoje está localizado Vitória do Xingu foi o padre Roque Hunderpfund que, em 1750 com a ajuda dos índios xipaias e curuaias, abriu uma trilha para transpor a “Grande Volta” do Xingu, onde fundou, um pouco acima de onde hoje é a cidade de Altamira, a missão Tavaquara, que foi abandonada após a expulsão dos jesuíta do Brasil. Ubirajara Marques Umbuzeiro em “ Altamira e Sua História” e Vânia Maria Meneses de Figueiredo em “Altamira, Latitude e Esperança” informam que em 1868 dois capuchinhos italianos, os freis Ludovico e Carmelo Mazzarino aportaram em Vitória do Xingu, pequeno povoado habitado por seringueiros e com a ajuda dos índios xipaias e curuaias, reabriram as picadas tomadas pela mata que haviam sido feitas por padre Roque, essas picadas faziam a ligação de Vitória com a parte a montante da Volta Grande do Xingu.

Por volta de 1875, no povoado de Vitória, já haviam se instalado alguns comerciantes que viviam da exploração da borracha feita por nordestinos que recebiam aviamento dos comerciantes e embrenhavam-se nas matas para a extração do látex. É nesse clima que o piauiense, Coronel Gaioso pegou a empreitada de construir uma estrada que ligasse Vitória a Altamira com o intuito de ganhar muito dinheiro com o pedágio, pois aplicara muito dinheiro em empreendimentos financeiros e em escravos. Mas, a abolição da escravidão podou seus planos. Em 1891 chegou ao Xingu o fazendeiro baiano Agrário Cavalcante, que também visando a obtenção de lucros, conclui a estrada que ainda faz a ligação de Vitória com Altamira. Nesses relatos podemos observar que a formação dos primeiros habitantes de Vitória do Xingu contou com contingentes nordestinos, índios, negros e caboclos.

Sob o ponto de vista político, Vitória do Xingu passou por vários estágios: Povoado, Distrito de Altamira, Vila e recentemente emancipou-se transformando-se na sede do município de Vitória do Xingu.

Quando Vitória era um pequeno povoado, foi comandada por grandes latifundiários que eram chamados de coronéis. Este período tem vigência de 1870 à 1911, quando Altamira emancipou-se e o último dos coronéis, José Porfírio de Miranda Júnior, perdeu sua hegemonia sobre a região.

No final do século XIX, mas precisamente nos anos de 1883 e 1896 respectivamente, duas expedições estrangeiras percorreram o Xingu, a do naturalista alemão Karl Von den Stein e do cientista francês Henri Coudreau. Henri Coudreau, em seu livro intitulado “Voyage au Xingu”, fez descrições detalhadas das três etapas obrigatórias da estrada. O pesquisador também percorreu a Estrada Pública Cachoeira / Ambé / Altamira.

De acordo com o Decreto de Lei nº 1234, de 6 de novembro de 1911 foi criado o município de Altamira. Vitória passa a ser Distrito de Altamira, tendo seus administradores nomeados pelos prefeitos de Altamira.

De acordo com a Lei Estadual nº 1139 de 11 de maio de 1965, assinado pelo governador do estado em exercício Dr. Edward Catete Pinheiro, Vitória passa a categoria de Vila. Este período marca o maior desenvolvimento econômico de Vitória e, segundo o professor Ubirajara Marques muitas obras públicas foram construídas na vila, tais como escolas, posto médico, um pequeno cais além de serviço de abastecimento de água encanada, um mercado municipal, galpão e trapiche municipais, uma praça, uma quadra esportiva, um posto telefônico da TELEPARÁ, uma creche municipal dentre outros. Isso faz com que Vitória fique “em franca ascensão econômica, [pois] tem recebido todo o apoio das diversas administrações municipais”.
Em 21 de abril de 1991 foi realizado um plebiscito e os vitorienses optaram por sua independência político-administrativa em relação a Altamira. No dia 13 de dezembro do mesmo ano, o governo do Estado: Exmo. Sr. Jader Fontinele Barbalho, publica no Diário Oficial do Estado do Pará a Lei 5701 que criava o município de Vitória do Xingu.
“Art. 1º - Fica criado o município de Vitória do Xingu com área desmembrada dos municípios de Altamira, Senador José Porfírio o Porto de Móz.
Art. 4º - O município de Vitória do Xingu, criado por esta Lei, será instalado no dia 1º de janeiro de 1993 com a posse do prefeito, vice prefeito e vereadores eleitos no pleito municipal de 03 de outubro de 1992”.
Após sua criação Vitória do Xingu passou a ter os seguintes limites: ao norte limite-se com Porto de Móz e Senador José Porfírio, ao sul e a oeste com Altamira e ao leste com Senador José Porfírio.
De acordo com os dados estatísticos do IBGE, o recém criado município de Vitória do Xingu dispõe de uma área de 2971,6 Km² e uma população, de acordo com o censo de 1996, de aproximadamente 12.794 habitantes, haja vista que a grande maioria está localizada na zona rural, num total de 9.536 habitantes, para 3.258 habitantes na zona urbana. Esses dados nos fornece a densidade demográfica do município é de 4,3 habitantes/Km².
Fonte: Monografia do Professor Edson

FOTOS
IGREJA MATRIZ NOSSA SENHORA AUXÍLIO DOS CRISTÃOS

PRAÇA CENTRAL

ORLA

CÃMARA MUNICIPAL

PREFEITURA

ESPAÇO ELETRONORTE

TERMINAL HIDROVIÁRIO

PONTA DA SERRA

PRAIA DO MEIO

PRAIA

PRAIA

FRENTE DA ORLA

RIO XINGU
Comentários de internautas sobre Vitória do Xingu.
Deixe o seu também!
VITORIA DO XINGU-PA, precisa de apoio Politico, especialmente do Governo do Estado. Minha cidade Vitória do Xingu, um lindo nome, não venho aqui falar de boas de a natureza oferece, eu acho lindo o municipio. Venho aqui deixar meu recado aos Politicos local, são uns verdadeiros sangue-suga do municipio, entram na polica para deso denar o lugar. Os vereadores são todos cabeça oca, não entendem de nada de Lei, não sabem qual a sua função. Logicamente seus interesse pessoal vem logo de primeira. Vejam só a logica um candidato gasta durante campanha R$ 450 mil reais e em quatro ano ele recebrá 240 mil reais, calculado a 5 mil reais mensal, tapagando pra ser prefeito, ou vai ter roubar para cubrir o que ele gastou. Não é verdade. Vitória do Xingu-PA entregue as baratas. PODE VISITAR A CIDADE NÃO TEM NADA, ACABADA. Na verdade os Politicos local brincam de politicos, mas o dinheiro é de verdade. Abraço do Ney
Por: Ney Moreira
Vitória do Xingu-PA, uma cidade com porte muito rico em lazer, digo em recursos naturais, tem belas praias, Pra do meio ( qual batizei com praia do diabo) devido a sua localização que fica no meio do rio xingu, quinze minutos da cidade: Praia do Liber, Praia da Ponta da Serra, eoutras praias nos beiradões do rio xingu- Transporte Rodo Fluvial. Enquanto estrutura de imovel, não existe, porque ainda houve um investimento empresarial e nem municipal. Todos os prefeitos que passaram nunca investiram sequer um centavos na cidade. Florencio Dias Araújo, Liberalino de Almeida, Aneslmo Hoffenann e Averaldo Prereira, todos imigrantes ao municipio. Sinceramente, esses caras aplicasse 20% ddas verbas no municipio Vitória, seria uma Vitória. Hoje tenho vergonha de ir em minha cidade, totalmente abandonada pelo poder público. Quando faço qualquer comentário a respeito da minha cidade fico revoltado pelo descaso do poder público, fico muito com raiva. Vitória é um lugar bonito e te, recursos naturais para serem explorados ao turismo. Abraço do Ney
Por: Ney
Moro em vitória do Xingu,para mim é um paraiso ao lado do rio xingu não há outro lugar melhor p/ mim,uma cidade tranquila calma sem violência povo hospitaleiros bem divertida com boas comidas caseiras e um otimo pescado bem diverço venha conhecer nossa cidade que vc não vai se a repender nem um minuto estamos te esperando vem p/ o paraiso do xingu.
Por: Ronivaldo
Vitória do Xingu é umas das melhores cidades do estado do Para onde se vive bem com muita gente boa e amigavel,portanto venha conhecer nossa cidade e ver o que tem de melhor em nosso municipio com muita comida gostosa e aquele rio p/ se banhar a vontade muitas prais de agua doce como ninguem viu ainda o xingu de perto, que maravilha de rio com uma riqueza enorme de falna e flora,por isto se voce quer uma boa férias vem p/ Vitória do Xingu-Pa e fique bem avontade vem.
Por: Roni ( R & S Modas)
Sou geógrafo e fiquei encantado com os dados relativos a esta cidade, especialmente a altitude 0 m. Esta cidade não vivve inundada? Assim que puder irei aí para ver suas belezas e sua gente hospitaleira, assim espero.
Por: adejar vicente dos santos
eu visitei esta cidade o ano passdo achei muito bonita e tranquila um dia vou mora lá quem sabe
Por: chico marizeira
essa e a minha vitoria modesta por fora + um tesouro por dentro
Por: ananda oliveira
Eu conheço vitória morrei um tempo nesta cidade e sinto muita saudades dai minhas tias moram nesta cidade que pena que minha avó não está mais entre nós mais ela amava Vitória, não sei quando retornarei a essa cidade bela que deixou saudade em meus coração. beijos adorei descobri o sate de vcs. Beijos Aracelli.
Por: Aracelli Simão Batista
VITORIA DO XINGU! se pudesse taria todo final de semana tomando banho em aguas limpas desse rio xingu,sem contar nesses garapés inesqueciveis de aguas geladas gostosa,nao tem lugar melhor de ser passar ferias...tudo de bom esse lugar,,,apesar de nao poder estar sempre visitando tenho sempre noticias da minha cidade maravilhosa..sinto muito saudadess das praias do passeio ao domingo na praça depois da missa aquela multidão de gente se encontrando na praçaou comendo aquela carne na chapa da sueleny ai q delicia sinto falta disso td aqui td mundo desconfia de td mundo...agente so anda correndo com medo de td...quando vou ai ate estranho de ve as portas abertas sem receio de nada......isso é maravilhoso...stou louka p/ir em vitoria....um abraço aos meus conterraneos... adma maira barbosa...vitoriense com muito orgulho.....
Por: adma maira barbosa moreira
adoro essa cidade , foi onde passei minha adolescencia. sempre que posso nas ferias vou fazer uma visita.
Por: bena
CARNAVAL É VITÓRIA DO XINGU.... ESSE SIM ÉO LUGAR DE SE BRINCAR SOM SEGURANÇA....OS MELHORES CARNAVAL DA MINHA VIDA PASSEI EM VITÓRIA DO XINGU TOMANDO BANHO NA CHUVA , NA PRAÇA, NA BARRACA DA SANTA, NO CAÇULÃO..AI.. TUDO DE BOM SEM CONTAR COM AS COMPANIAS DAS AMIGAS AMIGOS E FAMILIARES....ISSO É MARAVILHOSO ...SOU APAIXONADA POR VITÓRIA DO XINGU,SEM CONTAR COM O POVO MARAVILHOSO E HOSPITALEIRO...UM FORTE ABRABEIJOS Á TODOS OS AMIGOS E MEUS FAMILIARES.. MAIRA BARBOSA...VITÓRIA É MINHA VIDA.....
Por: adma maira barbosa moreira

Já faz 4 anos e 6 meses que sair de VTX para morar com meu marido em Belém do Pará, mas sempre que posso e o dinheiro dele dar, volto á VTX para visitar toda minha família que ainda vive aqui, como podem vê é um lugar muito bonito, apesar de apresentar alguns problemas não só na infraestrutura da cidade, mas em outros âmbitos. Amo minha cidade, aqui nasci, cresci e vivi muito feliz até os 19 anos, já que dos 20 ao 21 morei em Altamira, e atualmente resido em Belém. Posto essas informações de Vtx aqui no meu blog no intuito de ajudar divulgar o lugar á aqueles que aindam não o conhecem e para os que conhecem recordarem do lugar. Todas estas informações foram retiradas da internet.
fontes:
http://www.brasilocal.com/para/altamira/vitoria_do_xingu.html#t=media
http://www.ferias.tur.br/cidade/4845/vitoria-do-xingu-pa.html
http://br.olhares.com/banho_no_rio_xingu_foto3580991.html
http://vitoriadoxingu_pa.no.comunidades.net/index.php

4 comentários:

Anônimo disse...

Existem alguns erros históricos sobre a fundação de Vitória do Xingu. O padre Jesuíta Roque não chegou no lugar onde hoje conhecemos como a sede do município. Ele subiu o rio Tucuruí e com a ajuda dos índios abriu uma picada ligando o Alto Tucuruí ao Alto Ambé. A estrada de gaioso não começava em Vitória e sim na fóz do igarapé Jôa (ou Juá como era conhecido). Vitória se iniciou quando de fato Agrário Cavalacante retomou os trabalhos da estrada de Gaioso começando onde hoje é a cidade de Vitória do Xingu...

Clau Silva disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Eu estive ai no Vit sol e adorei, td organizado e limpo, e pretendo ir este ano tbm, ms queria saber com vc apartir de quando a praia do meio ja pode ser frequentada por turistas?
Agradeço se puder me informarrigurgente.Obrigado!

Clau Silva disse...

Boa Tarde, qual seu nome? fico feliz que tenhas gostado da minha cidade Natal, povo hospitaleiro e belos lugares a se conhecer, as praias já podem ser visitadas para lazer, afinal é verão, mas as mesmas só estarão todas "pra fora" no mês de outubro até Dezembro, o Fest Sol ainda é um grande evento da região e acontece neste período.