:Vestígios arqueológicos: O Passado no Presente em exposição na UFPA.
Se toda vez que você escuta a palavra “arqueologia” pensa em um explorador vestido de bege e coberto de poeira escavando alguma tumba no Egito ou um fóssil de dinossauro, então você precisa visitar a exposição “vestígios Arqueológicos: o passado no presente”, no período de 20 a 30 de junho, na Universidade Federal do Pará. As peças estarão expostas na Galeria César Moraes Leite, do Centro Recreativo Vadião, de segunda a sexta, das 10h as 17h, até o dia 1º de julho.
A exposição conta com 19 peças arqueológicas descobertas em sítios arqueológicos da Amazônia, especialmente, do Pará. São materiais cerâmicos, ósseos e líticos (pedras). Entre as peças expostas está uma urna marajoara. “As urnas são um dos principais objetos que identificam a cultura marajoara. Elas serviam para o que chamamos de enterramento secundário. Dentro das urnas, além dos restos mortais, especificamente ossos, também eram colocados objetos pessoais. No caso de homens, poderia ser um machado ou, se fosse uma mulher, uma tanga, por exemplo,”, explica Gleice Costa, aluna do curso de Museologia da UFPA e integrante do grupo de alunos responsáveis pela exposição.
Este é o primeiro evento organizado pelos estudantes da graduação em Museologia da UFPA, curso que existe há dois anos. A exposição faz parte das atividades da disciplina “Arqueologia na Amazônia”, ministrada pela professora doutora Denise Schaan.
E o que a Arqueologia tem a ver com a Museologia? “A arqueologia é uma área de atuação da Museologia. Os arqueólogos fazem as pesquisas de campo e os museólogos são os profissionais que ajudam a expor estes materiais ao público, contextualizando os objetos em uma exposição”, conta Raiza Gusmão. A estudante explica que o principal objetivo da exposição é esclarecer o que é a Arqueologia, o que um arqueólogo faz e como seu trabalho contribui para a sociedade, além de proporcionar uma oportunidade de aproximação entre a ciência da Arqueologia e da Museologia com o público em geral.
A abertura da exposição “Vestígios Arqueológicos: o passado no presente” será nesta segunda-feira, 20 de junho as 17h. Os estudantes de Museologia, que organizaram o evento, serão monitores durante a programação e estarão a disposição dos visitantes para expor mais informações sobre as peças amazônicas e o trabalho dos arqueólogos e museólogos.
Serviço:
Exposição “Os Vestígios Arqueológicos: o passado no presente”
Abertura: 20 de junho, as 17h
Período: de 20 a 30 de junho
Horário de visitação: 10h as 17h
Local: Galeria César Moraes Leite, do Centro Recreativo Vadião – UFPA
Apoio: Faculdade de Artes e Museologia e Programa de Pós-graduação em Arqueologia
Informações: 3201.7554 ou museologiaufpa@gmail.com
Texto: Glauce Monteiro – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fonte:http://www.portal.ufpa.br/imprensa/noticia.php?cod=4750

Nenhum comentário:
Postar um comentário