quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Neste ano de 2011...


"Que nossos esforços vençam todas as impossibilidades. Lembrai-vos que as grandes proezas da história foram conquistas que pareciam impossíveis." (Charlin Chaplin)

Feliz Ano de 2011, á todos e boas festas!

Feliz Natal de 2010.


o Show do Biquini Cavadão foi D+ na festa de Natal do Hangar, mt bom mesmo curtir legal com os amigos até de manhã. Foi uma das melhores atrações do evento.

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Isso é Belém, isso é Pará, isso é Brasiiiiiiiiiiiil

o pescador

o pôr do sol


Círio de Nazaré


Vê-o-peso

Açai


Rio Xingú

Maloca do Cumbú

mais formação para os educadores de Vitória do Xingú -Pa


Equipe do NTE Altamira em parceria com a SEMEC - Secretaria Municipal de Educação de Vitória do Xingu realiza formação para Professores da rede pública do município e estado os trabalhos visam a inclusão digital para os profissionais da educação com objetivo de usar essas práticas como uma ferramenta somatória no processo educativo na cidade.

Os trabalhos começaram no laboratório da Escola Padre Eurico Krauter na segunda-feira 23-08-10 e seguiu até a sexta-feira.

O curso Introdução à Educação Digital chegou aos professores de Vitória, sendo realizado na escola Padre Eurico, na sede do município, entre os dias 23 a 27 de agosto (1ª etapa). O curso terá duração total de 180 horas, sendo que parte dessa carga horária será à distância.

Participaram 15 profissionais da educação que tiveram formação voltada para o conhecimento de alguns programas educacionais, história da internet, do computador, montagem de planilhas, textos, tabelas, entre outros.

A turma também criou o seu blog (www.vtxdigital.blogspot.com) para postar as atividades e servir como meio de divulgação dos trabalhos voltados à inclusão digital no município.

Parabéns aos professores capacitados, este é mais um novo aprendizado que servirá para ajuda-los em seus trabalhos educacionais.

Natal solidário 2010 do Hangar


Aconteceu no Hangar( Centro de convenções da Amazônia) em Belém a abertura das comemorações do Natal solidário de 2010. E para esta grande noite nada mais que dois artistas feras da música, Zeca Baleiro e Nando Reis comandaram a noite de sexta 10/12 no Decker do Hangar. Fui e aprovei a iniciativa do objetivo das doações que são para ajudar o abrigo de Emaús. E o show foi um máximo, só curtição e alegria. E dia 18/12 tem mais show com banda Biquini Cavadão; parabéns aos organizadores dessa grande festa.

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Iron Maiden - Blood Brothers, Live @ Cluj Napoca - Final Frontier World ...



IRON MAINDEN X CITY DA BOÊMIA EM 2011

já estou na espectativa do grande show do Iron mainden aqui em Belém dia 1º de Abril de 2011, esse eu não vou perder, o melhor do heavy metal pesado. Para a galera que vai a gente se vê por lá.

IRON MAINDEN X CITY DA BOÊMIA EM 2011

já estou na espectativa do grande show do Iron mainden aqui em Belém dia 1º de Abril de 2011, esse eu não vou perder, o melhor do heavy metal pesado. Para a galera que vai a gente se vê por lá.

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

A "novela" Enem 2010/parte 3/ a comparação

Em Brasilia Haddad compara erros do Enem 2010 a problemas em urnas eletrônicas.

O ministro da Educação, Fernando Haddad, comparou nesta quarta-feira (17) os erros no Exame Nacional do Ensino Médio 2010 (Enem) aos problemas com urnas eletrônicas. Ao participar de audiência pública na Comissão de Educação da Câmara, ele destacou que o processo eleitoral brasileiro é elogiado no mundo, apesar das falhas em algumas urnas. Segundo o ministro, o Enem é uma operação "muito mais complexa" do que as eleições.

" hum... sei não, mas se o ENEM é mais complexo do que as eleições, porque então a comparação dos problemas das urnas eletrônicas? Se é isto que ele está se referindo né? sorry não entendi Haddad".

A "Novela" Enem 2010/parte 2

Nova prova só para 2 mil estudantes

MEC ganhou o direito de reaplicar exames para quem recebeu o caderno com erros
O presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, desembargador Luiz Alberto Gurgel de Faria, suspendeu no início da noite de ontem a decisão da Justiça Federal do Ceará que assegurava a realização de uma nova prova a todos os estudantes que se sentiram prejudicados pelos erros ocorridos no primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizado em 6 de novembro.
Com a suspensão, voltam a valer as decisões já anunciadas pelo Ministério da Educação (MEC).
O MEC prevê refazer a prova para cerca de dois mil prejudicados por erros no caderno de questões amarelo. O próprio ministério disse que irá convocar os estudantes que poderão fazer a nova prova de acordo com o levantamento dos nomes de quem teve problemas registrados nas atas dos fiscais que aplicaram a prova.
Os estudantes que se sentiram prejudicados pela inversão dos cabeçalhos do primeiro dia e não marcaram o gabarito de acordo com a ordem numérica, devem pedir a correção invertida pelo site do Enem até as 23h59 de hoje.
Na decisão, o desembargador ressaltou “a iminência do dano à ordem pública na possibilidade de submissão a novo certame, sem o controle objetivo por parte da administração federal do efetivo prejuízo sofrido pelos candidatos, à mercê, portanto, da vontade dos mesmos”.
O presidente do TRF-5 ponderou, ainda, que a alteração do cronograma fixado pelo MEC implica atraso na conclusão do Enem 2010.

Obs: ontem em sala de aula aqui na UFPA, a professora da disciplina de Ética e Serviço Social, disse uma coisa muito importante sobre o Enem, " antes o Enem foi criado para avaliar o nível da Educação no Brasil, hoje ele é só para dá vaga em uma Universidade", sendo esta pública ou particular. E realmente,lembro quando o Mec divulgava o objetivo da criação do Enem, era mesmo para avaliar a educação, onde esta diga-se de passagem ainda continua precária, apesar de poucos avanços ao longo do tempo; hoje não sei por qual e/ou quais motivos virou um vestibular com portas abertas para ingresso nas universidades, e ainda recentemente virou uma "novela" chata aos que se dispuseram a participar. Com essa última decisão de refazer as provas para os prejudicados, se cria mais críticas de ambas as partes de quem se acha prejudicado e de quem pensa no próximo ano fazer essa prova. O que penso a respeito é que "novelas" como essas no nosso Brasil os finais nem sempre agradam ou beneficiam a todos que dela participam.

link da nototícia: http://www.clicrbs.com.br/anoticia/jsp/default2.jsp?uf=2&local=18&source=a3114194.xml&template=4187.dwt&

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

A "novela" Enem 2010/parte 1

O ministro da Educação, Fernando Haddad, afirmou, nesta terça-feira (9), que a eventual anulação de algumas questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) seria normal. O Enem 2010 foi aplicado neste fim de semana, em todo o país. No sábado (6), estudantes reclamaram de erros na folha de respostas e na prova amarela. O Ministério da Educação e a gráfica responsável pela impressão admitiram as falhas
Do site do Bom Dia Brasil
"O Enem tem 180 questões e o gabarito oficial sai depois Enemque os formuladores das provas, que são professores universitários, fazem a checagem final. No ano passado, por exemplo, nós tivemos que anular uma questão. E há vários casos de vestibulares em que, a cada 100 questões, há uma taxa de tolerância em que se admite uma falha, uma questão sem resposta ou com duas respostas, e essa questão não é considerada. Vamos aguardar o parecer dos técnicos que elaboraram a prova e o gabarito oficial dá a palavra final sobre o assunto", afirmou.
De acordo com o Ministério da Educação, a divulgação do gabarito oficial do Enem está mantida para esta terça, apesar da decisão da Justiça Federal do Ceará de suspender, em caráter liminar, o exame em todo o país. A decisão foi tomada na segunda-feira (8) pela juíza federal da 7ª Vara Federal, Karla de Almeida Miranda Maia, que aceitou a argumentação de ação civil pública do Ministério Público Federal. A ação afirma que erros no exame causaram prejuízo para os candidatos.
saiba mais
* Vamos tentar reverter decisão da Justiça sobre Enem, diz Haddad
* Justiça Federal concede liminar para suspensão do Enem

Segundo Haddad, o Ministério da Educação deve apresentar à Justiça uma explicação sobre o uso da Teoria de Resposta ao Item (TRI). "Nós vamos recorrer da decisão da juíza. Não há nenhuma razão objetiva, técnica, para cancelar a prova do sábado. Se nós não acatarmos a Teoria de Resposta ao Item, se não considerarmos que é possível aplicar uma prova aos alunos prejudicados com o mesmo grau de dificuldade da primeira, nós vamos colocar em risco todo o sistema de avaliação do Brasil", diz.

"Vamos levar ao conhecimento da Justiça que a tecnologia educacional hoje permite, com toda a precisão, fazer isso [a aplicação de provas diferentes, com o mesmo grau de dificuldade para os estudantes", afirma o ministro.

link da notícia: http://g1.globo.com/vestibular-e-educacao/noticia/2010/11/justica-federal-aceita-liminar-que-pede-suspensao-do-enem.html

%Fala sério, não queria está na pele dos estudantes que fizeram a prova do Enem, e agora estão como se diz por ai "a vê návio" nesta "novela", são muitos os sonhos de entrar para uma faculdade em jogo, e pior são muitos os prejudicados com erros na prova. Mas o que fazer neste momento se não esperar por decisões que ainda estão por vir. Boa sorte aos estudantes ansiosos por uma decisão positiva a eles, mas a pergunta que faço é, seria melhor anular a prova ou reparar os que foram realmente prejudicados pelos os erros, os quais por sinal são nuitos?%

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Ano de 2010 quase no fim.


Rolando & Clau ou Zeus & Hera, Amor & Vida, Bem & Ia.


O ano de 2011 já está bem pertinho, como o tempo passa rápido... para as coisas ruins ainda bem né? já para as boas, que pena. Esta foto foi tirada pelo meu cucunhado Marcelo Amoras na virada de 2006/2007 no Porto Solamar tinha acabado de me mudar para a capital, vivendo novos planos(marido, estudos)depois de jantarmos na casa do tio Bat fomos só nós três para lá, mais olha... foi muito boa a farra, porque amanhecemos numa curtição muito legal; já em 2007/2008 fui para Vitória do Xingú minha cidade que amo muito, lá não muito diferente fiz farra com os familiares e amigos olha que não são poucos viu...fomos assistir ao show em Altamira e foi muito hilário porque fizemos um "esquenta" na orla de lá, depois fomos para o local do show que era longe da orla, no meio do caminho alguém que estava mais lúcido do que os demais, percebeu que da galera dos primos faltava um em especial, por motivos maiores de querer curtir muito, seguimos caminho e na hora dos exatos minutos da virada, imagina quem apareceu?...ele mesmo o primo perdido ai foi uma festa só...Em 2008/2009 passei a virada longe de meu amorzinho que foi para o Maranhão com a familia, tive que ficar em Belém porque ainda não estava de férias da faculdade,e não queria me prejudicar nos meus estudos, mas enchi a cara do mesmo jeito com as amigas...foi massa também...e neste ano ainda não sei bem onde vamos curtir, mais já tenho uma lista bem legal de respectivos lugares que ainda vamos decidir. Só espero que seja tudo de bom igual ou melhor as outras viradas de ano que passei.e que venha o ano novo de 2011. Deus queira que sim.>

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Dilma a poderosa.

ELA A PODEROSA

*NO RANKING DA FORBES*

Presidente eleita supera personalidades como Steve Jobs, Nicolas Sarkozy e Hillary Clinton em lista de revista

Washington. No tradicional ranking da revista americana "Forbes", que elegeu as 68 pessoas mais poderosas do mundo, a presidente eleita do Brasil, Dilma Rousseff (PT), ocupa a 16ª posição. Ano passado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ficou no 33º lugar.

Dilma está à frente de personalidades que incluem o presidente-executivo da Apple, Steve Jobs, na 17ª posição, o presidente francês, Nicolas Sarkozy, que está na 19ª posição, e da secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, que ocupa a 20ª posição.

"Dilma ainda não é um nome familiar, mas será em breve com o Brasil se preparando para sediar a Copa do Mundo de 2014 e a Olimpíada de 2016", disse a revista, que também lembra que a futura presidente foi presa e torturada pelo regime militar e sobreviveu a um câncer linfático.

O presidente chinês, Hu Jintao lidera o ranking, seguido do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, em 2º lugar.

"Hu exerce um controle quase ditatorial sobre 1,3 bilhão de pessoas, um quinto da população mundial. Ao contrário dos líderes ocidentais, ele pode desviar rios, construir cidades, pôr dissidentes na prisão e censurar a Internet sem intromissão de burocratas irritados ou tribunais", afirma a revista sobre o líder chinês.

Além dos chefes de Estado, o ranking ainda colocou o líder da rede terrorista Al Qaeda, Osama bin Laden como a 57ª pessoa mais poderosa do mundo.

O homem mais rico do Brasil, o empresário Eike Batista, aparece na 58ª posição. A publicação se refere ao brasileiro como "um amante dos superlativos, tanto na vida pessoal quanto na profissional".

O rei Abdullah da Arábia Saudita chega na terceira posição na lista dos mais poderosos, seguido pelo primeiro-ministro russo Vladimir Putin, do papa Bento XVI e da chanceler alemã Angela Merkel.

Mês passada, a Forbes posicionou a primeira-dama dos Estados Unidos, Michelle Obama, na liderança das mulheres mais poderosas do planeta.

A revista é propriedade do bilionário norte-americano Steve Forbes, um ex-candidato republicano à eleição presidencial dos Estados Unidos.

ELE O MAIS POPULAR

COM OS DOIS O BRASIL SÓ TEM A GANHAR



##Parabéns a nossa 1ª presidenta do Brasil, e parabéns a Ana Júlia nossa governadora do Pará que mesmo não conseguindo a reeileção, é uma governante guerreira que o Pará todo quer bem.##






link da notícia: http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=879877

O que diz IBGE sobre aumento da economia no Brasil

temas: Política econômica.

IBGE revisa expansão do PIB em 2008 para 5,2%

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou hoje uma revisão para o Produto Interno Bruto (PIB) registrado em 2008. De acordo com o instituto, a expansão da economia naquele ano foi de 5,2% - ante os 5,1% divulgados anteriormente. O novo dado é definitivo e não será revisado novamente no Sistema de Contas Nacionais do IBGE.

Entre os componentes do PIB, os resultados de 2008 foram os seguintes, antes e após as revisões: Agropecuária (de 5,7% para 6,1%), Indústria (de 4,4% para 4,1%) e Serviços (de 4,8% para 4,9%). Do lado da demanda, o consumo das famílias teve a variação revisada de uma alta de 7,0% para 5,7%, enquanto o consumo do governo passou de 1,6% para 3,0% e a Formação Bruta de Capital Fixo (investimentos) passou de 13,4% para 13,6%. A variação das exportações passou de recuo de 0,6% para crescimento de 0,5%, enquanto as importações passaram de alta de 18,0% para aumento de 15,4%.

Jacqueline Farid , Em sexta-feira 5/11/2010, às 10:45

link do yahoo finanças: http://br.finance.yahoo.com/noticias/IBGE-revisa-expans%C3%A3o-PIB-2008-estado-1705982208.html?x=0

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Um eterno trapalhão


Nome completo: Antônio Renato Aragão
Nascido(a) em: Sobral, CE
Data de Nascimento: 13 de Janeiro de 1935
Profissão: Ator

Renato fez tudo sozinho, escreveu e interpretou um esquete, sem falas. Acabou aprovado. Nascia um mito. Nascido em Sobral, interior do Ceará, em 13 de janeiro de 1935, Renato Aragão cresceu rodeado pelos sete irmãos e pela arte, sempre incentivado pelo pai, o poeta Paulo Aragão, e pela mãe, a professora Dinorá. Interiormente, Renato sabia da sua paixão pelo mundo artístico, mas sabia também que era um caminho difícil a se trilhar, principalmente, no Nordeste. Chegou a ser bancário e tenente do Exército.Foi no Exército que descobriu seu lado humorista, quando a imitação dos companheiros passou a ser a atração mais requisitada no quartelMesmo já trabalhando na TV, continuou com o emprego no banco e a cursar a faculdade de direito, que terminou no ano 1996. Ainda não tinha certeza de seu futuro. Mas sua paixão venceu. Em 30 de novembro de 1960, o público, pela primeira vez, via Didi, o personagem ingênuo e brincalhão que Renato inventara inspirado nos seus maiores ídolos: Charles Chaplin e Oscarito. O programa se chamava Vídeo Alegre e ia ao ar nas noites de quarta-feira na TV Ceará, hoje TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo. Renato, que além de protagonista fazia de tudo, desde a redação à direção, lembra bem desses tempos: Era um sufocoNo Ceará, todo mundo passou a me reconhecer. Fiquei famoso da noite para o dia. Não conseguia andar em paz. Mas o sucesso não ficou restrito ao Ceará. Ecos de sua popularidade e talento chegaram no Rio de Janeiro. Eles ficaram sabendo que tinha um cara em Fortaleza fazendo um treco diferente, conta Renato.

Em 1964, Renato já estava na Cidade Maravilhosa e Didi passou a ser personagem do humorístico A-E-I-O-URCA, da TV Tupi do Rio, segundo ele, para fazer graça quase de graça. Renato conta que sua estada no Rio acabou sendo maior do que ele esperava. Achava que tinha vindo para o Rio para passar um tempo. Ia fazer o programa e voltar para o Ceará para cuidar da minha vida. Muito pelo contrário, o destino guardava muito mais para Renato Aragão. O ano de 1966 ficaria marcado para sempre na história da televisão brasileira.

Renato Aragão atuava ao lado de Ivon Cury, Teddy Boy Marino e Wanderley Cardoso em Adoráveis Trapalhões, na TV Excelsior - programa que acabou por inspirar o formato do sucesso posterior de Os Trapalhões.Da Excelsior, Renato Aragão foi para a TV Record, onde participou de vários programas humorísticos, entre eles, É uma graça, mora?, Praça da alegria e Os Insociáveis, de 1972. Em 1975, já na TV Tupi, completava-se a formação definitiva do quarteto Os Trapalhões com Didi, Dedé, Mussum e Zacarias. Depois de um longo namoro, em 1976, Renato Aragão foi para a Rede Globo, levando o sucesso e a audiência de Os Trapalhões. Em 1977, nascia a Renato Aragão Produções Artísticas Ltda., empresa para cuidar da imagem e de seus negócios daquele momento em diante.

A fórmula de Os Trapalhões ficou eternizada e não parou de ser imitada: esquetes ingênuos, humor inocente, preocupação infantil e muita descontração.

Com a perda dos companheiros, Renato Aragão pensou em parar. Mas percebeu, a tempo, que seria a pior coisa a fazer. E teve que, mais uma vez, trilhar sozinho o seu caminho. A oportunidade bateu à porta. A convite da SIC (Sociedade Independente de Comunicação), emissora portuguesa, Renato foi para Portugal, onde ficou trabalhando por três anos. A série de programas que gravou repetiu o sucesso brasileiro e foi líder de audiência no horário. Até hoje, toda essa história passa diante dos olhos de Renato como um filme. Filme que Renato bem poderia ter feito, afinal, desde o início da sua carreira, ele soma 41 fitas em seu currículo.A primeira data de 1965 - Na Onda do Iê Iê Iê, uma paródia dos filmes dos Beatles. Foi mais do que uma realização profissional, foi a concretização de um sonho. Quando eu vim para o Rio, queria mesmo era fazer cinema.

No Ceará, eu ia ao cinema 17, 18, 19 vezes ver o mesmo filme. Se fosse filme do Oscarito, ia todos os dias da semana. O cinema sempre foi um compromisso para Renato. De 1972 a 1991, não deixou de aparecer um ano na telona - chegando a lançar dois títulos em alguns anos. Na década de 90, o ritmo diminuiu um pouco, mas a qualidade de seus filmes continuou a mesma e crianças e adultos de todo o Brasil continuaram prestigiando Renato no cinema.

O cinema sempre foi um compromisso para Renato. De 1972 a 1991, não deixou de aparecer um ano na telona, chegando a lançar dois títulos em alguns anos. Na década de 90, o ritmo diminuiu um pouco, mas a qualidade de seus filmes continuou a mesma e crianças e adultos de todo o Brasil continuaram prestigiando Renato no cinema. A carreira de Renato no cinema é das mais invejáveis. De 1965 até 2000, são 41 filmes, 41 sucessos - sendo que sete deles fazem parte da lista das maiores bilheterias do cinema nacional. Mais do que um produto, Renato fez do cinema sua máquina de sonhos. Com seus filmes, viajou pelo mundo todo, interpretou os mais clássicos personagens da literatura e contracenou com tipos imortais.

Renato já foi Ali Babá, Mosqueteiro, Aladim, Lampião. Já filmou em Serra Pelada, Marrocos e em Hollywood, chegou mais longe e foi até mesmo no planeta dos macacos. Tudo que fazia era sucesso: na TV, seu Ibope era o mais alto do horário; no cinema, ninguém batia suas bilheterias; na música, vendia discos como os grandes artistas da indústria fonográfica. Mas havia ainda muitas críticas em relação ao seu trabalho - muitos destilavam preconceito contra o humor ingênuo e brincalhão do personagem Didi. Outros rotulavam seu trabalho como popular, como se isso fosse uma ofensa.

Renato nunca se importou. Sabia que realizava, ao mesmo tempo, seu sonho e o de milhares de crianças de todo o Brasil. Paralelamente, ícones da alta cultura rendiam-se ao talento de Renato. Caetano Veloso gravou uma música para Os Trapalhões, chamada Jeito Corpo. Chico Buarque também fez sua homenagem com Pirueta. Mas todos os elogios do mundo não fariam Renato mudar. Ele continuou o mesmo palhaço de sempre. E faz questão de ser chamado de palhaço. Prefiro ser chamado assim. A única diferença é que não pinto a cara para aparecer na TV. Mas gostaria. Sinto falta de ter essa experiência.Quando pisei num picadeiro eu já era famoso, já era um trapalhão. E foi uma experiência maravilhosa. Para Renato, só existe uma única diferença entre o humorista e o palhaço: É o preconceito. As pessoas não aceitam o humor ingênuo do palhaço. Esse humor ingênuo que Didi carrega consigo desde 1960, ele aprendeu nas telas de cinema, vendo seus maiores ídolos: Charles Chaplin e Oscarito. Mas se Renato tem seus ídolos, é ídolo de muita gente. Em maio de 1999, a revista Época pesquisou e publicou os brasileiros que inspiravam mais confiança nos brasileiros.

No topo de uma lista de 25 nomes estava Renato Aragão, com 82% dos votos dos entrevistados. Uma confiança e sinceridade que aprendeu com os pais e sempre passou para os filhos. Mas Renato ensinou muito mais às suas crias. E muitas das vezes traçou o destino de seus filhos apenas fazendo o que gostava. E o que ele mais gostava além de cinema? Ele me levou para ver 2001 - Uma Odisséia no Espaço, do Stanley Kubrick. Foi nessa tarde de 1968, dentro daquela sala de cinema, aos oito anos de idade, que decidi o que queria fazer quando crescesse: cinema, lembra o filho primogênito, Paulo Aragão Neto. Um de seus filmes de maior sucesso, Simão, o fantasma trapalhão, de 1999, foi dirigido por Paulo Aragão, 38 anos, e a trilha sonora foi assinada por Ricardo Aragão, 36 anos, e Renato Aragão Júnior, 30 anos. Todos estreavam nas funções, mas estavam mais do que acostumados a viver o pique de uma gravação. A parceria com o filho diretor deu tão certo que Renato Aragão não hesitou em repeti-la no filme seguinte, O Trapalhão e a Luz Azul, e ainda no seu atual programa de TV, A Turma do Didi.Mas a família Aragão ainda tem outros talentos. Ricardo Aragão e Renato Aragão Júnior são músicos e produtores musicais.Sua filha Juliana, mesmo morando nos Estados Unidos, não se desligou da fábrica de imagens. Dedicada à informática, está sempre sugerindo inovações.

Lilian, a antiga fã por quem se apaixonou em 1990, é a responsável pelas fotografias de divulgação do trabalho de Renato e ainda pelo still de seus filmes. Não chamei ninguém que não fosse competente para trabalhar comigo, explica Renato. A mesma competência que Renato mostra em seus negócios.Sua agenda é concorrida: escreve os textos dos programas de TV, grava três vezes por semana e ainda administra os negócios da RA Produções. Mas o tempo para a família é sagrado - a caçula Lívian é o maior orgulho de Renato. Procuro dedicar a ela todo o tempo que posso, derrete-se. E o que mais a menina podia querer? Afinal, qual criança brasileira não gostaria de ter o pai mais engraçado do país?

Aos 75 anos, o ator, humorista, diretor, escritor e, sim, advogado poderia passar por mais um pai de família que, depois de tantos anos de trabalho, já aproveita os benefícios de uma merecida aposentadoria. Mas Aragão não sossega. Lê, escreve, faz graça. Mesmo depois de sofrer um sério acidente de trabalho: "Me afundou a testa, quebrou meu nariz e até os dentes". Ainda assim, ele insiste em brigar contra o tempo. Quer fazer mais, criar mais, ainda que para isso tenha que contrariar orientações médicas e o peso da idade que ele afirma sequer lembrar. "O circo nunca morre", justifica. Difícil contrariá-lo diante desse argumento e, principalmente, diante de sua obra que, hoje, tem papéis que se confundem: nascido há exatos 50 anos, Didi Mocó Sonrisépio Colesterol Novalgino Mufumbbo é criador e criatura.
*Diz em entrevista...
- Os tempos mudaram. Hoje, há mais adrenalina. Mas preferia antigamente - confessa, ressaltando que não é do tipo nostálgico: - Não fico saudosista. $feliz pelo que fiz, não posso consertar o que fiz de errado ou melhorar e aplaudir o que fiz certo. Não me preocupo com o passado, penso no futuro. Sim, guardo meus troféus. Mas, se me preocupar com isso, vou junto com eles. Tenho que pensar para frente. Isso é vida, criar para mim é vida.

Vivos na memória de muitos adultos que hoje recorrem ao YouTube para ver Didi como Maria Bethânia ou Ney Matogrosso - "Nunca me vi no YouTube, acredita?" - , "Os trapalhões" marcaram época nos 60 anos da televisão brasileira. Em sua formação clássica, com Aragão, Dedé, Mussum e Zacarias, o programa elevou o humorista à condição de estrela. A trajetória, que começou na TV Tupi, seguiu pela Excelsior, ainda com Wanderley Cardoso, Ted Boy Marino e Ivon Curi, passou pela TV Record e pela nova Tupi para, finalmente, aportar na Globo em 1977. Para aceitar a proposta da emissora, que até hoje abriga seus programas (a lista atualmente é formada por um semanal, um seriado anual e um especial de fim de ano, além do "Criança esperança"), Aragão fez uma série de exigências. A ideia era assustar o novo empregador. O plano não deu certo e o contrato foi assinado.

- O começo foi difícil. Não tínhamos contratos longos, era um ano e tchau, tchau. Você vivia de cachê, aqui e ali, fazia um filme para ganhar um dinheiro e conseguir sobreviver. Mas isso até você se firmar, que é quando se cria um interesse geral das emissoras e você é respeitado. Mas no começo... Na verdade, nada é fácil. É, nada é fácil - filosofa, com um suspiro: - A virada foi antes de ir para a Globo, quando ganhamos do "Fantástico" em audiência, ainda na Tupi. Nosso humor era rejeitado, ninguém nos queria, e a Globo era sofisticada. Batiam tanto em mim, tanto, diziam "esse humor é de sarjeta"... Eu era esculhambado, metiam o pau. Quando vim para a Globo, fiz um humor mais comportado. E os mesmos críticos diziam "ah, como era bom antigamente". Você entende isso?

"
A criança muda a cada dia. A internet é uma concorrência. Elas estão no YouTube, tenho que trabalhar para que venham para a TV".

Esses tempos ficaram para trás. Do quarteto, restou apenas Dedé, que, depois de um afastamento de anos, se juntou novamente a Renato no dominical "Aventuras do Didi". A saudade fica apenas para os antigos amigos e parceiros Mussum e Zacarias - "Se eu pudesse teria todos... Nem gosto de falar sobre isso, sinto muita falta deles", lamenta Aragão. Agora, o tempo é de modernização. Ligado em novas tecnologias, ciente da mudança do perfil das crianças, ele tenta se adequar a elas. Vê séries, filmes infantis, fica de olho na internet. Foi assim que surgiram seriados como "Poeira em alto-mar", que inicialmente seria um filme, e "Acampamento de férias", cuja segunda edição vai ao ar no início de 2011, durante as férias escolares.

- A criança muda a cada dia. A internet é uma concorrência. Elas estão no YouTube, tenho que trabalhar para que venham para a TV. Hoje, você tem que lutar como um vietnamita contra os americanos, você tem que se renovar. Vejo filmes e seriados que estão passando lá fora, vi "Lost", "Prison break"... Estamos vivendo num momento muito difícil, de transição na televisão. Ninguém sabe o caminho dela daqui para a frente, diante da tecnologia e da internet. Não sei o que vem, mas o que vier eu traço. Estou preparado - avisa.

A filha caçula, Lívian, de 11 anos, também é termômetro para o pai. A menina, que já estrelou filmes ao lado de Aragão, quer seguir na profissão de atriz. Ele ainda não está convencido, apesar de achar que Livinha, como a chama, já pode dar seus primeiros passos sozinha depois de estrelar a seu lado especiais e filmes como "A princesa e o vagabundo" e "O guerreiro Didi e a ninja Lili".

- Vejo Livinha estudando, se formando, fazendo cursos fora. Quem sabe Paleontologia? Um bom protótipo de dinossauro para estudar ela tem em casa - brinca, para depois revelar seu medo: - Mas como atriz? Para passar o que eu passei? Esse é o meu trauma. Fiquei desempregado várias vezes. Tive momentos maravilhosos, mas outros difíceis.

Ser um dos responsáveis pela ótima fase do cinema nacional pós-retomada é um desses momentos maravilhosos. Segundo a Agência Nacional de Cinema (Ancine), dos 20 filmes mais assistidos no Brasil desde 1970, 12 foram de Renato Aragão. "O trapalhão nas minas do Rei Salomão", de 1977, está em quarto lugar na lista, com 5,8 milhões de espectadores. Mas, com tanto trabalho na televisão, o cinema acabou ficando em segundo plano. Por enquanto.

- De 47 filmes, acho que escrevi 40. Sempre acho que as ideias acabaram, mas, de um dia para o outro, elas vêm. Os filmes americanos, por exemplo, são um maná para mim. Mas não posso fazer igual, os efeitos e a produção são diferentes. Tenho que lutar com minhas próprias armas - afirma.

E lutar com suas próprias armas é, para Aragão, continuar fazendo seu humor simples, personificado na figura de Didi. Em tempos de críticas políticas e deboches reinando nos humorísticos, ele segue em seu exército de um homem só.

Filmografia

2007 - O cavaleiro Didi e a princesa Lili
2006 - Didi, o caçador de tesouros
2004 - Didi quer ser criança
2003 - Didi, o cupido trapalhão
2000 - O anjo trapalhão
1999 - O trapalhão e a luz azul
1998 - Simão, o fantasma trapalhão
1997 - O noviço rebelde
1991 - Os Trapalhões e a árvore da juventude
1990 - O mistério de Robin Hood
1990 - Uma escola atrapalhada
1989 - Os Trapalhões na terra dos monstros
1989 - A Princesa Xuxa e os Trapalhões
1988 - O casamento dos Trapalhões
1988 - Os heróis trapalhões - Uma aventura na selva
1987 - Os fantasmas trapalhões
1987 - Os Trapalhões no auto da compadecida
1986 - Os Trapalhões e o Rei do Futebol
1985 - Os Trapalhões no rabo do cometa
1985 - Os Trapalhões no reino da fantasia
1984 - A filha dos Trapalhões
1984 - Os Trapalhões e o Mágico de Oroz
1983 - O Trapalhão na Arca de Noé
1983 - O cangaceiro trapalhão
1982 - Os Trapalhões na Serra Pelada
1982 - Os vagabundos trapalhões
1981 - Os saltimbancos trapalhões
1981 - O mundo mágico dos Trapalhões
1980 - O incrível monstro trapalhão
1979 - Os três mosquiteiros trapalhões
1979 - O Rei e os Trapalhões
1978 - Cinderelo Trapalhão
1977 - Os Trapalhões na guerra dos planetas
1977 - O Trapalhão nas minas do rei Salomão
1976 - O Trapalhão no planalto dos macacos
1976 - Simbad, o marujo trapalhão
1975 - O Trapalhão na ilha do tesouro
1974 - Robin Hood, o trapalhão da floresta
1973 - Aladim e a lâmpada maravilhosa
1972 - Ali Babá e os 40 ladrões
1971 - Bonga, o vagabundo
1970 - A ilha dos paqueras
1968 - Dois na lona
1967 - Adorável trapalhão
1966 - Na onda do iê-iê-iê

Curiosidades

*É formado em Direito pela Universidade do Ceará.

*Na Onda do Iê-Iê-Iê, primeiro filme de Renato Aragão, marca também a estréia da parceria do ator com Dedé Santana.

*Criou em 1976 a Renato Aragão Produções Artísticas Ltda., que passou a cuidar da imagem e dos negócios dos integrantes dos Trapalhões daquele momento em diante.

*Estrelou sozinho O Trapalhão e a Arca de Noé (1983), em virtude da dissolução momentânea dos Trapalhões.

os trapalhões


%Parabéns Renato Aragão (nosso Didi)pelos 50 anos de humor em nossas vidas%.

Acontece na UFPA/Evento bom pra caraio!

ROCK IN RIO GUAMÁ 2010

Festival retoma tradição roqueira na UFPA

Além do Forró Universitário, alunos resgatam festival de rock que surgiu nos anos 80 como atividade de extensão

O Diretório Central dos Estudantes (DCE) e alunos da Universidade Federal do Pará (UFPA) retomaram a grande idéia de fazer um Festival de Rock dentro do campus universitário. O Rock In Rio Guamá 2010 traz consigo a marca criada ainda nos anos 80 por outros alunos. Com o tema “Arte livre, entrada franca” o novo grupo de alunos chamou coletivos e associações para, em regime de cooperação, reunir 12 bandas em dois dias à beira do Rio Guamá.

O festival vai acontecer nos dias 4 e 5 de novembro, a partir das 17 horas, em um palco montado próximo à capela universitária e vai reunir bandas como Mitra, Projeto Secreto Macacos, Suzana Flag, La Orquestra Invisível e Juca Culatra e Power Trio, entre outras. Veja a programação completa abaixo.

O Rock In Rio Guamá 2010 tem apoio da UFPA através da Pró-Reitoria de Extensão e Diretoria de Apoio à Cultura. “A idéia é trazer gente de fora da universidade e proporcionar uma ação de lazer e interação entre os alunos da universidade que não seja apenas o Forró do Vadião. Nosso foco é na atividade de extensão”, diz Zé Lukas, aluno do curso de Ciências Sociais.

Enquanto os shows rolam no estacionamento do Vadião, a Capela Universitária ficará configurada para a apresentação dos coletivos e associações mostrarem seus trabalhos de ação social e produção artística. “Nós queremos que as associações formem um fórum de debates sobre a cena musical independente, demonstrando através de palestras e oficinas, como a produção artística belenense pode ser voltada para o caráter de extensão e valorização cultural”, contam os organizadores.

Os coletivos e associações que apóiam a iniciativa são: Associação Paraense de Rock (ARP), Movimento Curupira Antenado, Associação Comunitária Paraense de Rock (Pró-Rock), Coletivo Sala Livre, Coletivo Pogobol, Circuito Polifônico, Coletivo Megafônica e Associação Cultural Coisas de Negro. Também apoiam a iniciativa Funtelpa, Ná Figueredo, Sol Informática e os centros acadêmicos CAPSI, CAL, CABID, CALF, CAMUS, CACS , CAHIS, CACO.

ATRAÇÕES CONFIRMADAS
1º DIA: QUINTA FEIRA (04/11)
2º DIA: SEXTA FEIRA (05/11)
Manga Buceta Blues Band
Projeto Secreto Macacos
La Orquestra Invisível
Hellride
Paris Rock
Navalha
Lauvait Penoso
All Still Burns
Suzana Flag
Warpath
Juca Culatra e Power Trio
Mitra

SERVIÇO:
ROCK IN RIO GUAMÁ 2010 – ARTE LIVRE, ENTRADA FRANCA

LOCAL: UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ - (Av. Augusto Corrêa, n.1. Cidade Universitária Prof. José da Silveira Neto), – CAMPUS BÁSICO.
DATA: 04 e 05 de novembro de 2010
HORÁRIO: 15h às 23h (bandas começam às 17h)

Realização: DCE – UFPA, MOVIMENTO CURUPIRA ANTENADO, COLETIVO SALA LIVRE, COLETIVO POGOBOL, CIRCUITO POLIFONICO e ALUNOS DA UFPA.
Apoio cultural: PROEX UFPA, Associação Cultural Coisas de Negro, Associação Comunitária Paraense de Rock, NÁ FIGUEREDO, SOL INFORMÁTICA, CAPSI, CAL, CABID, CALF, CAMUS, CACS , CAHIS, CACO, FUNTELPA e COLETIVO MEGAFÔNICA.

HYPERLINK "http://rockinrioguama.blogspot.com/"

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

A maçã

Se esse amor
Ficar entre nós dois
Vai ser tão pobre amor
Vai se gastar...

Se eu te amo e tu me amas
Um amor a dois profana
O amor de todos os mortais
Porque quem gosta de maçã
Irá gostar de todas
Porque todas são iguais...

Se eu te amo e tu me amas
E outro vem quando tu chamas
Como poderei te condenar
Infinita tua beleza
Como podes ficar presa
Que nem santa num altar...

Quando eu te escolhi
Para morar junto de mim
Eu quis ser tua alma
Ter seu corpo, tudo enfim
Mas compreendi
Que além de dois existem mais...

Amor só dura em liberdade
O ciúme é só vaidade
Sofro, mas eu vou te libertar
O que é que eu quero
Se eu te privo
Do que eu mais venero
Que é a beleza de deitar...

Quando eu te escolhi
Para morar junto de mim
Eu quis ser tua alma
Ter seu corpo, tudo enfim
Mas compreendi
Que além de dois existem mais...

Amor só dura em liberdade
O ciúme é só vaidade
Sofro, mas eu vou te libertar
O que é que eu quero
Se eu te privo
Do que eu mais venero
Que é a beleza de deitar...

Raul Seixas - Letras

That I Would Be Good/Que Eu Esteja Numa Boa

That I would be good even if I did nothing
That I would be good even if I got the thumbs down
That I would be good if I got and stayed sick
That I would be good even if I gained ten pounds

That I would be fine even if I went bankrupt
That I would be good if I lost my hair and my youth
That I would be great if I was no longer queen
That I would be grand if I was not all knowing

That I would be loved even when I numb myself
That I would be good even when I am overwhelmed
That I would be loved even when I was fuming
That I would be good even if I was clinging

That I would be good even if I lost sanity
That I would be good whether with or without you

tradução

Que Eu Esteja Numa Boa

Que eu esteja numa boa, mesmo se não fizer nada
Que eu esteja numa boa, mesmo quando nada estiver legal
Que eu esteja numa boa, mesmo se ficar e continuar doente
Que eu esteja numa boa, mesmo se engordar 10 quilos


Que eu esteja bem, mesmo se estiver falida
Que eu esteja numa boa, mesmo se perder meu cabelo e minha juventude
Que eu seja grandiosa, mesmo não sendo mais a tal rainha.
Que eu seja grandiosa, mesmo não sendo uma sabe-tudo.


Que eu seja amada, mesmo entorpecendo a mim mesma
Que eu esteja numa boa, mesmo que a verdade seja escondida de mim
Que eu seja amada, mesmo quando estiver enfurecida
Que eu esteja numa boa, mesmo sendo agarrada


Que eu esteja numa boa, mesmo se perder a sanidade
Que eu esteja numa boa, com ou sem você

música de Alanis Morissette.

Vermelho

Gostar de ver você sorrir
Gastar das horas pra te ver dormir
Enquanto o mundo roda em vão
Eu tomo o tempo
O velho gasta solidão
Em meio aos pombos na Praça da Sé
O pôr do Sol invade o chão do apartamento

Vermelhos são seus beijos
Que meigos são seus olhos
Ver que tudo pode retroceder
Que aquele velho pode ser eu
No fundo da alma há solidão
E um frio que suplica um aconchego

Vermelhos são seus beijos
Quase que me queimam
Que meigo são seus olhos
Lânguida face
Seus beijos são vermelhos
Quase que me queimam
Que meigos são seus olhos
Lânguida face

Ver que tudo pode retroceder
Que aquele velho pode ser eu
No fundo da alma há solidão
E um frio que suplica um aconchego

Vermelhos são seus beijos
Quase que me queimam
Que meigos são seus olhos
Lânguida face
Seus beijos são vermelhos
Quase que me queimam
Que meigos são seus olhos
Lânguida face

letras de Vanessa Da Mata

O tal casal

Depois que o mau tempo foi
Eu vi você chegando
Trazia o rosto doce bom e aliviado
Nada é mais incerto
Passava também um tempo
Voltávamos a ser então
o tal casal apaixonado
apaixonado

Gostei de ser de quem me gosta
Eu aprendi
Querendo a vida bem mais fácil
Eu resolvi
É tão melhor viver em paz
Ninguém me faz sentir assim
Agora mais do que nunca somos
o tal casal apaixonado
Apaixonado

E não adianta alguém querer que não seja assim
Isso aqui não erra um alvo, isso anula por si só
E não adianta ir, tentar se esconder, fugir
sabedor é quem está amadurece e recebe
O presente
O presente

Gostei de ser de quem me gosta
Eu aprendi
Querendo a vida bem mais fácil
Eu resolvi
É tão melhor viver em paz
Ninguém me faz sentir assim
Agora mais do que nunca somos
o tal casal apaixonado
Apaixonado

letras de Vanessa Da Mata

músicas q resumem tudo

AINDA BEM

Ainda bem
Que você vive comigo
Porque se não
Como seria esta vida?
Sei lá, sei lá
Nos dias frios em que nós estamos juntos
Nos abraçamos sob o nosso conforto de amar, de amar

Se há dores tudo fica mais fácil
Seu rosto silencia e faz parar
As flores que me manda são fato
Do nosso cuidado e entrega
Meus beijos sem os seus não dariam
Os dias chegariam sem paixão
Meu corpo sem o seu uma parte
Seria o acaso e não sorte

Ainda bem
Que você vive comigo
Porque se não
Como seria esta vida?
Sei lá, sei lá
Se há dores tudo fica mais fácil
Seu rosto silencia e faz parar
As flores que me manda são fato
Do nosso cuidado e entrega
Meus beijos sem os seus não dariam
Os dias chegariam sem paixão
Meu corpo sem o seu uma parte
Seria o acaso e não sorte

Neste mundo de anos
Entre tantos outros
Que sorte a nossa hein?
Entre tantas paixões
Esse encontro
Nós dois, esse amor.

Entre tantos outros
Entre tantos anos
Que sorte a nossa hein?
Entre tantas paixões
Esse encontro
Nós dois, esse amor.

Entre tantos paixões
Esse encontro
Nós dois, esse amor.

letras de Vanessa Da Mata

terça-feira, 26 de outubro de 2010

O Teatro nas Ilhas

É tempo de maré cheia na Escola de Teatro e Dança da UFPA

Proposta de roteiro e criação de textos surgem
a partir das experiências das crianças

Corpo, voz e emoção. Com essa matéria-prima, a professora Inês Antonia Ribeiro, da Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará (ETDUFPA), e a equipe do Projeto "Preamar Teatral: arte, formação e cidadania nas escolas públicas das ilhas de Belém" têm transformado as rotinas dos estudantes e professores das ilhas de Belém. Por meio de técnicas, como contação de histórias, jogos teatrais e improvisação, o Projeto de Extensão do Instituto de Ciências da Arte (ICA) da UFPA tem levado, desde janeiro deste ano, oficinas teatrais às Ilhas do Combu e de Caratateua. Atuando em um eixo paralelo, o Preamar Teatral também estende suas atividades ao Espaço Acolher da Santa Casa de Misericórdia do Pará, que atende vítimas de escalpelamento.

Nas escolas ribeirinhas, durante a intervenção do Preamar, as salas de aula se convertem em laboratórios de vivência. O cenário é a vasta vegetação e o rio ao longe. O roteiro é criado de forma colaborativa pelas crianças e adolescentes. Atores e plateia se confundem. No que se refere à produção e à criação de textos teatrais, o que conta é a experiência direta das crianças."Não trazemos nada pronto. Tudo é construído e repassado a partir do que os alunos vão contando e demandando na hora", explica a professora Inês Ribeiro, coordenadora do Preamar.

Os alunos e educadores da Unidade Pedagógica da Ilha do Combu, a apenas 20 minutos de barco de Belém, estão entre os contemplados pelo Preamar. Nesta escola, a equipe do Projeto utiliza o teatro como ferramenta didático-pedagógica, repassando, de modo lúdico e interativo, noções de cidadania, meio ambiente e organização do corpo no espaço. A professora Inês Ribeiro identifica, por exemplo, que as crianças de seis e sete anos têm problemas referentes à lateralidade, com dificuldades de percepção entre direita e esquerda.

Desta forma, ela inclui em sua dinâmica uma canção sobre uma antiga lenda indígena. "Pela música, pela dança, elas aprendem sem saber que estão sendo ensinadas", diz a professora, que ressalta os resultados positivos alcançados pelas técnicas teatrais quando introduzidas nas aulas, uma vez que é por meio da experiência de atuação direta com o corpo que o aluno-ator aprende a se reconhecer.

Formação continuada para professores da rede pública

Outro ponto trabalhado é a valorização da cultura ribeirinha. Na Semana do Folclore, por exemplo, as lendas foram contadas e dramatizadas pelos alunos. A professora Inês Ribeiro conduz, mas não induz as crianças. A imaginação delas remete a histórias riquíssimas em detalhes, sempre resgatando o imaginário caboclo. As crianças se empolgam e a história vai sendo construída. Todos têm um tio, uma prima, um vizinho que já foi engolido pela "Cobra grande", ou assombrado pela "Matinta Pereira" ou que já tenha levado uma lição do "Curupira".

Paralelamente à ação com os estudantes, a equipe do Preamar Teatral - composta pela pesquisadora da ETDUFPA, por quatro estagiários e pelos professores colaboradores Paulo Santanna e Walter Chile - vai interagindo com os educadores locais. Bastante receptivos, os professores da educação infantil e os do ensino fundamental anotam tudo o que está acontecendo, recebem orientações dos técnicos do Projeto e repassam seus conhecimentos sobre a realidade das Ilhas. Além das oficinas práticas, os educadores recebem aporte teórico para que possam desenvolver suas próprias dinâmicas.

Para a professora Inês Ribeiro, a articulação entre a Escola de Teatro e Dança e as escolas públicas das ilhas de Belém, mediada pelo fazer teatral, possibilita a formação continuada de professores, contribuindo para a ampliação da sensibilidade e para a descoberta de novos caminhos. O objetivo é potencializar as concepções pedagógicas dos educadores, no que se refere aos usos da linguagem teatral, e fazer com que eles se tornem multiplicadores do Projeto.

São grandes os desafios encontrados. O desinteresse e a tendência à dispersão dos alunos das escolas assistidas são apontados pelos integrantes do Projeto como alguns dos principais problemas a serem superados. Segundo o estudante de Pedagogia Breno Monteiro, bolsista do Preamar, as ações desenvolvidas por meio das técnicas teatrais têm amenizado aspectos problemáticos. Para o estagiário, à medida que as intervenções aumentam, há um progresso quanto à concentração e à socialização dos alunos.

Alunos têm melhor desempenho em outras disciplinas

Para Fátima Nogueira Dias, professora do ensino fundamental da Unidade Pedagógica do Combu, o Preamar tem gerado resultados visíveis. "As ações do Projeto em nossa escola têm aumentado o interesse dos alunos em sala de aula. Tenho uma aluna, por exemplo, que sempre foi inquieta e dispersa. Desde que o Teatro entrou em nossa rotina, descobri algo fantástico. A menina se volta completamente às atividades, se envolve e participa. Isso tem se refletido em seu desempenho em todas as disciplinas", destaca a educadora.

Como estão entre os objetivos do Projeto a promoção de mostras teatrais nas escolas envolvidas e a visita a espetáculos em Belém, os laboratórios de vivência têm atuado também na formação de plateias. Nesta atividade, os alunos-atores têm a oportunidade de descobrir um papel social e individual que precisa ser desenvolvido. Esta ação gera uma fonte inesgotável de cultura e reflexão, favorecendo uma atuação mais consciente na sociedade e despertando o aluno para o mundo das artes cênicas.

"Esta primeira edição do Projeto é uma iniciativa piloto e projetamos novos caminhos a partir desta experiência. Queremos aumentar a participação dos familiares, promover exposições sobre Artes Cênicas nas escolas e, futuramente, adquirir o Barco Preamar Teatral, que seria uma versão flutuante do Projeto", diz a coordenadora.

O Projeto Preamar almeja, também, contribuir para a saúde e a geração de renda dos moradores das Ilhas. Uma das ideias é a introdução de uma alimentação alternativa na rotina dos comunitários a partir do aproveitamento dos nutrientes procedentes das cascas, raízes, sementes e polpas. A construção de uma padaria comunitária, gerida por mulheres das comunidades ribeirinhas, é outro plano que está sendo estudado.

Para o professor da ETDUFPA Walter Chile, colaborador do Preamar e autor da ideia, a implementação da padaria pode garantir sustento, agregar os membros da comunidade e preencher uma lacuna na alimentação dos moradores. Pelos êxitos obtidos até agora e pela vontade de toda a equipe, não restam dúvidas de que tais planos sejam concretizados.

http://www.ufpa.br/beiradorio/novo/index.php/leia-tambem/118-edicao-87/1105-e-tempo-de-mare-cheia-na-esco

do site: www.ufpa.br

niver na Maloca Sabor da ilha no Combú


no sábado dia 23 as 10:00 horas fui com amigas até a ilha do Combú prestigiar o niver na Maloca Sabor da Ilha do amigo da sala Marcio Marcelo, ainda não conhecia o lugar, mais gostei logo de cara, lindo mesmo, foi muito bom, uma comemoração com pessoas animadas, lá conheci a galera do PcdoB da Ufpa, muita gelada, peixe assado, e amizades novas, muita curtição, voltamos só 20:00 só porque a gelada acabou, eita dia bãoooo.

pra rir...

+++++++++, QUANTA DIFERENÇA ATÉ NO BANHO.............++++++

O Banho das mulheres e dos homens... é hilário -
VEJA SE TEM ALGUMA COISA EM COMUM COM VOCE

BANHO DAS MULHERES:

1 . Tira a roupa e coloca no cesto de roupa suja.

2. Vai para o banheiro de roupão.

3. Se cruza com o marido no caminho, cobre o corpo.

4 Pára diante do espelho e analisa o corpo.

5. Força a barriga para fora para poder se queixar que está mais gorda do que realmente está...

6. De costas, empina a bunda para verificar a celulite.

7. Antes de entrar no box, organiza a toalha para o rosto, a toalha para os cabelos e a toalha para o corpo.

8. Lava o cabelo com xampu

9. Enxágua longamente.

10. Repete o processo de lavar o cabelo com o xampu.

11. Enxágua longamente de novo.

12.. Enche o cabelo com condicionador e deixa por 15 minutos.

13. Lava o rosto com sabonete esfoliante até que o rosto fique vermelho..

14. Lava o resto do corpo com sabonete hidratante para o corpo.

15. Tira o condicionador do cabelo.

16. Este processo leva 10 minutos. Ela deve estar segura que todo o condicionador foi retirado.

17. Depilação de axilas, pernas e área do biquíni.

18. Desliga a ducha. Escorre toda a água dentro da ducha.

19. Sai da ducha e se seca com uma toalha do tamanho da África Meridional.

20.. Enrola uma toalha super absorvente na cabeça...

21. Revisa mais uma vez o corpo em busca de detalhes.

22. Retorna ao quarto com o roupão.

23. Se encontra o marido, se cobre mais ainda e corre para o quarto..

24. Uma hora e quarenta minutos depois, está vestida e pronta.

AGORA A MELHOR PARTE!!! uhahauhauhauhauhauhauhaha

O BANHO DOS HOMENS:

1.... Sentado na cama, vai tirando toda a roupa, arrotando, peidando e jogando tudo no piso em frente.

2. Cheira as meias e a cueca, para após lançá-las sobre o montinho formado.

3.. Vai pelado até o banheiro.

4. Se encontra a esposa no caminho, balança o pinto imitando um ventilador.

5.. Pára defronte ao espelho para ver o físico.

6. Encolhe a barriga.

7.. Faz pose de halterofilista.

8.. Checa o tamanho do pinto.

9.. Por fim, coça o saco.

10. Entra na ducha.

11. Não se preocupa com toalhas. Se não tiver por ali uma de banho, vai se secar com a de rosto mesmo.

12. Lava o rosto com sabão.

13.. Se mata de rir com o eco que faz dentro do box quando peida.

15. No banho, deixa cabelos do saco no sabão.

16. Lava o cabelo com qualquer xampu.

17. Não usa condicionador.

18. Faz um penteado punk.

19. Sai da ducha para ver no espelho como ficou seu penteado punk.

20. Morre de rir.

21. Mija dentro do box.

22.. Faz toda a vizinhança ouvir quando assoa o nariz dentro do box.

23. Tira o xampu e sai imediatamente da ducha.

24. Não se dá conta de que todo o banheiro está molhado pois, tomou banho com o box aberto.

25. Quase seco, pára outra vez diante do espelho.

26. Contrai os músculos e revisa o tamanho do pinto.

27. Coça o saco.

28. Sai do banheiro e deixa a luz acesa.

29. Deixa pegadas molhadas com espuma de sabão.

30. Volta para o quarto.

31. Se encontra a esposa no caminho, volta a balançar o pinto, imitando ventilador.

32. Dá um tapa na bunda da esposa.

33. Chuta as roupas que estão no piso do quarto para um canto.

34. Quatro minutos depois está vestido, pronto e perguntando se a esposa ainda vai demorar muito.

enviado por uma amiga p/ meu e-mail em 06/10/2010.

sobre o desemprego

IBGE: desemprego de 6,2% é o menor da série histórica

O desemprego apurado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em setembro, de 6,2%, representou a menor taxa mensal da série histórica da Pesquisa Mensal de Emprego (PME), iniciada em março de 2002. A informação foi destacada hoje pelo gerente da pesquisa, Cimar Azeredo. Segundo ele, o levantamento registrou outro recorde: em setembro, pela primeira vez na série histórica, o número de desocupados nas seis regiões ficou abaixo de 1,5 milhão de pessoas, somando 1,48 milhão.

PUBLICIDADE
O número de ocupados nas seis principais regiões metropolitanas do País somou 22,28 milhões de pessoas em setembro, com aumento de 0,7% ante agosto e alta de 3,5% na comparação com setembro de 2009. Já o número de desocupados, de 1,48 milhão em setembro, indicou uma queda de 7,5% ante agosto e um recuo de 17,7% em relação a setembro de 2009.

Rendimento habitual

A massa de rendimento médio real (descontada a inflação) habitual dos trabalhadores nas seis principais regiões metropolitanas do País chegou a R$ 33,8 bilhões em setembro, informou o IBGE. O resultado representa uma alta de 2,1% em relação a agosto e um aumento de 10,1% na comparação com setembro de 2009.

Já a massa de rendimento médio real efetivo somou R$ 33,5 bilhões em agosto, com alta de 2,6% em relação a julho e um aumento de 10,5% antes agosto do ano passado. A renda real efetiva sempre se refere ao mês anterior ao da taxa de desemprego.

Poema_Geyse

Miguezim de Princesa

I
Quando Geisy apareceu
Balançando o mucumbu
Na Faculdade Uniban,
Foi o maior sururu:
Teve reza e ladainha;
Não sabia que uma calcinha
Causava tanto rebu.

II
Trajava um mini-vestido,
Arrochado e cor de rosa;
Perfumada de extrato,
Toda ancha e toda prosa,
Pensou que estava abafando
E ia ter rapaz gritando:
"Arrocha a tampa, gostosa!"

III
Mas Geisy se enganou,
O paulista é acanhado:
Quando vê lance de perna,
Fica logo indignado.
Os motivos eu não sei,
Mas pra passeata gay
Vai todo mundo animado!

IV
Ainda na escadaria,
Só se ouvia a estudantada
Dando urros, dando gritos,
Colérica e indignada
Como quem vai para a luta,
Chamando-a de prostituta
E de mulherzinha safada.

V
Geisy ficou acuada,
Num canto, triste a chorar,
Procurou um agasalho
Para cobrir o lugar,
Quando um rapaz inocente
Disse: "oh troço mais indecente,
Acho que vou desmaiar!"

VI
A Faculdade Uniban,
Que está em último lugar
Nas provas que o MEC faz,
Quis logo se destacar:
Decidiu no mesmo instante
Expulsar a estudante
Do seu quadro regular.

VII
Totalmente escorraçada,
Sem ter mais onde estudar,
Geisy precisa de ajuda
Para a vida retomar,
Mas na novela das oito
É um tal de molhar biscoito
E ninguém pra reclamar.

VIII
O fato repercutiu
De Paris até Omã.
Soube que Ahmadinejad
Festejou lá no Irã,
Foi uma festa de arromba
Com direito a carro-bomba
Da milícia Talibã.

IX
E o rico Osama Bin Laden,
Agradecendo a Alá,
Nas montanhas cazaquistãs
Onde foi se homiziar
Com uma cigana turca,
Mandou fazer uma burca
Para a brasileira usar.

X
Fica pra Geisy a lição
Desse poeta matuto:
Proteja seu bom guardado
Da cólera dos impolutos,
Guarde bem o tacacá
E só resolva mostrar
A quem gosta do produto.


obs: minha amiga Tassia Cristina que mora no Paraná me enviou isto por e-mail, achei legal essa poesia para a Geyse por isso reproduzi aqui.

Acontece na UFPA

Seminário de Iniciação Científica apresenta cerca de 700 trabalhos.

Durante o 21º Seminário de Iniciação Científica promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade Federal do Pará (PROPESP/UFPA) serão apresentados 696 trabalhos de pesquisa de alunos de graduação. O evento será aberto nesta quarta-feira, 20, e vai a 29 de outubro, no auditório do Centro de Convenções Benedito Nunes, no campus do Guamá, em Belém.

Os trabalhos dos alunos serão avaliados por pesquisadores do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) de outras universidades brasileiras. O resultado da avaliação será importante também para a concessão de bolsas no próximo ano. “Antes, o professor que se candidatava a uma bolsa era avaliado apenas com base no seu Curriculum Vitae; agora, levaremos em conta também a qualidade dos trabalhos apresentados por seus alunos no Seminário”, explica o diretor de Pesquisa, Antônio Vallinoto.

Segundo o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Emmanuel Zagury Tourinho, a UFPA aumentou, no último ano, o número de Bolsas de Iniciação Científica e vem criando condições para o avanço da qualidade da pesquisa desenvolvida no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC). “Nossos objetivos são: primeiro, dar oportunidade a um número maior de alunos de graduação. Segundo, dar aos professores que estão na atividade de pesquisa e pós-graduação melhores condições para formar seus grupos de pesquisa. E terceiro, incrementar qualitativamente a formação em pesquisa na UFPA”, afirmou.

Para o período 2010-2011, a PROPESP já distribuiu mais de 800 bolsas no Programa de Iniciação Científica. As bolsas são concedidas pelo CNPq, pela Fapespa e pela UFPA e têm duração de um ano. Participam do Programa docentes e discentes de todas as áreas de conhecimento com as quais a UFPA mantém atividades de pesquisa e de ensino de graduação.

Outra prática que vem sendo incentivada pela PROPESP com os docentes e alunos bolsistas é a produção de artigos científicos ao final do trabalho, no lugar dos tradicionais relatórios. De acordo com o pró-reitor Emmanuel Tourinho, “no lugar de apresentar um documento para cumprir uma obrigação formal, queremos estimular o aluno a produzir artigos científicos e a publicá-los em revistas de boa qualidade”, disse.

Conferência – Alunos de graduação, em geral, estão convidados a participar da conferência de abertura do 21º Seminário de Iniciação Científica, que traz, este ano, o tema “Evolução: Teoria e Fatos”, a ser proferida pelo vice-reitor da UFPA, professor Horácio Schneider.

A conferência acontece, nesta quarta-feira, 20, a partir das 18 horas, no auditório do Centro de Convenções. O pró-reitor Emmanuel Tourinho ressalta que esta é uma oportunidade especial para ouvir um pesquisador produtivo em uma área relevante para o pensamento científico em geral. “Compreender a questão da evolução é importante para quem quer seguir a carreira científica e para quem quer se familiarizar com o pensamento científico do nosso tempo”.

Destaque – Durante a cerimônia de abertura do Seminário, haverá a premiação de trabalhos científicos realizados no período de agosto de 2009 a julho de 2010. Confira aqui os alunos indicados ao Prêmio Destaque do Ano na Iniciação Científica – 2010, pelo Comitê Assessor de Pesquisa da UFPA.

Prêmio Nacional – O Trabalho de Iniciação Científica da estudante do curso de Biomedicina, Raquel Raick Pereira da Silva, também obteve reconhecimento nacional. A aluna, sob a orientação da professora Edilene Oliveira da Silva, do Instituto de Ciências Biológicas (ICB/UFPA), conquistou o 8º Prêmio Destaque do Ano na Iniciação Científica, promovido pelo CNPq.

A pesquisa realizada pela estudante, bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), aponta o extrato de uma planta encontrada na Amazônia (pertencente à espécie Physalis Angulata) como inibidor da ação do parasita causador da Leishmaniose (Leishmania Amazonensis). A doença provoca lesões na pele e o tratamento é extremamente tóxico, de modo que a descoberta da eficácia de uma planta, um elemento natural, para a reversão dos sintomas tornaria o processo de cura menos traumático. A intenção é que as pesquisas possibilitem a futura confecção de um medicamento manipulado.
http://www.portal.ufpa.br/imprensa/noticia.php?cod=4182

transito um caos

"Nunca na historia de meus estudos na Ufpa" passei por um trânsito tão caótico como o de hoje na Bernardo Sayão, indo para meu estágio na UFPA, a expressão certa para isso é "puta que pariu" Ctbel que não regulariza o trânsito neste local, sendo um espaço onde passa de um tudo de diferentes carros por ser uma via ao lado de uma orla de portos de navegação, hoje o engarrafamento durou cerca de 30 minutos, porque uma suposta carreta estava descarregando em plena via de trânsito, a Ctbel deveria ficar mais atenta aos lugares desse tipo, sair do seu agradável ar condicionado e vim fazer seu trabalho direito nas ruas de Belém, não é este o dever da mesma?!

resultado bom das muitas transformação que sofreram

Cinco mineiros resgatados no Chile marcam casamento

Cinco dos 33 mineiros resgatados do Chile irão se casar na igreja e, em alguns casos, mais de 20 anos depois da cerimônia no civil, inspirados pela sobrevivência após dois meses presos numa mina em consequência de um desmoronamento.

PUBLICIDADE
De joelhos, os mineiros pediram suas esposas e namoradas em casamento na festa da noite de terça-feira na cidade litorânea de Caldera, no norte do Chile. Foi o primeiro evento público do grupo desde o dramático resgate na semana passada depois de 69 dias sob a terra.

"Depois desses dez anos que passamos juntos, agora é hora de nos casarmos", disse o mineiro Claudio Yañez a sua namorada, Cristina Nuñez, durante a festa realizada em uma estação de trem adaptada.

Durante o período debaixo da terra, o mineiro Esteban Rojas prometeu casar com a esposa na igreja, 25 anos após a cerimônia no civil. O pedido foi mandado à superfície em uma carta inserida dentro de um tubo de plástico usado para enviar mantimentos que mantiveram os homens vivos até serem resgatados.

"Eu disse à minha esposa que se eu saísse de lá vivo, eu me casaria na igreja", disse Rojas.

"Eu aceito. Eu ainda tenho a carta na qual você escreveu", brincou a esposa, Jessica Yañez.

O resgate dos mineiros um a um por uma cápsula de resgate que atravessava um túnel estreito de 625 metros de cumprimento, e de largura pouco maior que a dos ombros de um homem, cativou a atenção do mundo e transformou os homens em celebridades, apesar de alguns ainda estarem enfrentando taumas psicológicos.

(Reportagem de Simon Gardner)
http://br.noticias.yahoo.com/s/reuters/mundo_chile_mineiros_casam

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Serra o fujão.

Pedro Bial chama Serra de Fujão.
Carta de Pedro Bial sobre Serra e Dilma

O Hino Nacional diz em alto e bom tom (ou som, como preferir) que “um filho seu não foge à luta”.

Tanto Serra como Dilma eram militantes estudantis, em 1964, quando os
militares, teimosos e arrogantes, resolveram dar o mais besta dos golpes
militares da desgraçada história brasileira.

Com alguns tanques nas ruas, muitas lideranças, covardes, medrosas e
incapazes de compreender o momento histórico brasileiro, “colocaram o
rabinho entre as pernas” e foram para o Chile, França, Canadá, Holanda.
Viveram o status de exilado político durante longos 16 anos, em plena
mordomia, inclusive com polpudos salários. Foi nas belas praias do
Chile, que José Serra conheceu a sua esposa, Mônica Allende Serra,
chilena.
Outras lideranças não fugiram da luta e obedeceram ao que está escrito
em nosso Hino Nacional. Verdadeiros heróis, que pagaram com suas
próprias vidas, sofreram prisões e torturas infindáveis, realizaram
lutas corajosas para que, hoje, possamos viver em democracia plena,
votar livremente, ter liberdade de imprensa. Nesse grupo está Dilma
Rousseff. Uma lutadora, fiel guerreira da solidariedade e da democracia.
Foi presa e torturada. Não matou ninguém, ao contrário do que informa
vários e-mails clandestinos que circulam Brasil afora.

Não sou partidário nem filiado a partido político. Mas sou eleitor.
Somente por estes fatos, José Serra fujão, e Dilma Rousseff guerreira,
já me bastam para definir o voto na eleição presidencial de 2010.
Detesto fujões, detesto covardes!

Pedro Bial, jornalista.

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

O que for verdade sobre ela deve ser dito e repassado.

meu querido amigo Marcelinho do PT de Altamira me mandou esta notícia no meu orkut.

A verdadeira Dilma, por Frei Betto

Conheço Dilma Rousseff desde criança. Éramos vizinhos na rua Major Lopes, em Belo Horizonte.Ela e Thereza, minha irmã, foram amigas de adolescência.
Anos depois, nos encontramos no presídio Tiradentes, em São Paulo. Ex-aluna de colégio religioso, dirigido por freiras de Sion, Dilma, no cárcere, participava de orações e comentários do Evangelho.Nada tinha de “marxista ateia”.
Nossos torturadores, sim, praticavam o ateísmo militante ao profanar, com violência, os templos vivos de Deus: as vítimas levadas ao pau-de-arara, ao choque elétrico, ao afogamento e à morte.
Em 2003, deu-se meu terceiro encontro com Dilma, em Brasília, nos dois anos em que participei do governo Lula. De nossa amizade, posso assegurar que não passa de campanha difamatória -diria, terrorista- acusar Dilma Rousseff de “abortista” ou contrária aos princípios evangélicos.
Se um ou outro bispo critica Dilma, há que se lembrar que, por ser bispo, ninguém é dono da verdade.Nem tem o direito de julgar o foro íntimo do próximo.
Dilma, como Lula, é pessoa de fé cristã, formada na Igreja Católica.
Na linha do que recomenda Jesus, ela e Lula não saem por aí propalando, como fariseus, suas convicções religiosas. Preferem comprovar, por suas atitudes, que “a árvore se conhece pelos frutos”, como acentua o Evangelho.
É na coerência de suas ações, na ética de procedimentos políticos e na dedicação ao povo brasileiro que políticos como Dilma e Lula testemunham a fé que abraçam.
Sobre Lula, desde as greves do ABC, espalharam horrores: se eleito, tomaria as mansões do Morumbi, em São Paulo; expropriaria fazendas e sítios produtivos; implantaria o socialismo por decreto…
Passados quase oito anos, o que vemos? Um Brasil mais justo, com menos miséria e mais distribuição de renda, sem criminalizar movimentos sociais ou privatizar o patrimônio público, respeitado internacionalmente.
Até o segundo turno, nichos da oposição ao governo Lula haverão de ecoar boataria e mentiras.
Mas não podem alterar a essência de uma pessoa. Em tudo o que Dilma realizou, falou ou escreveu, jamais se encontrará uma única linha contrária ao conteúdo da fé cristã e aos princípios do Evangelho.
Certa vez indagaram a Jesus quem haveria de se salvar. Ele não respondeu que seriam aqueles que vivem batendo no peito e proclamando o nome de Deus. Nem os que vão à missa ou ao culto todos os domingos. Nem quem se julga dono da doutrina cristã e se arvora em juiz de seus semelhantes.
A resposta de Jesus surpreendeu: “Eu tive fome e me destes de comer; tive sede e me destes de beber; estive enfermo e me visitastes; oprimido, e me libertastes…” (Mateus 25, 31-46). Jesus se colocou no lugar dos mais pobres e frisou que a salvação está ao alcance de quem, por amor, busca saciar a fome dos miseráveis, não se omite diante das opressões, procura assegurar a todos vida digna e feliz.

Isso o governo Lula tem feito, segundo a opinião de 77% da população brasileira, como demonstram as pesquisas. Com certeza, Dilma, se eleita presidente, prosseguirá na mesma direção.

*Frei Betto é frade dominicano, escritor e jornalista

obs: e hoje para fortalecer esta alinça da vitória do 2º turno no Pará Lula e Dilma estão aqui em Belém logo mais em ananideua. na final é 13 neles galera...

Por motivo maior perdi o Círio 2010.

Todos os anos desde que vim morar aqui em Belém que passo o Círio junto com meu marido e familia, o de 2006 passamos na casa do amigo nosso Eduardo que na época morava na Av.Nazaré, depois da procissão foi só farra; no ano de 2007 passamos na casa da minha sogra, muita farra também, já em 2008 minha irmã e mamãe vieram passar com a gente para conhecer a padroeira e foi ótimo, em 2009 veio do interior minha irmã e meu cunhado Lamir...mamãe já não veio mais por estar doente, e em 2010 fui para Vitória do Xingú, me despedir de minha maezinha que não aguentou e faleceu dia 24 de setembro, não conseguir voô para o Círio vim depois. Mas o bom é que minha mãe antes de partir conheceu nossa nazinha e com certeza agora ela deve estar sendo abençoada por ela em seu descanço final. E mesmo de longe fiz minhas orações para ela. Espero tambem que o próximo Cìrio seja bem melhor.

Mineiros se recuperam, e vida de celebridade os aguarda!

Esta é a manchete das notícias de hoje na internet a respeito do bem sucedido resgate dos mineiros que estavam em baixo de uma mina no Chile, ontem vi alguns deles no seu reencontro com familiares, foi emocionante e em depoimento um deles disse: nunca mais vou trabalhar numa mina. Este problema começou quando estes trabalhadores estavam lá em baixo, então uma parte da mina sedeu em cima deles, diria que por muita sorte não aconteceu uma trágedia, agora todos eles estão livres e transformados com certeza pela experiencia que tiveram, o que pensam agora é só viver...viver e viver; em segurança é claro. Todos eles ganharam passagens de graça para viajar com a familia. Nossa vida não tem preço mesmo, por isso precisamos viver sempre intensamente as emoções que sentimos, e viver um dia após o outro sem se apressar com o futuro próximo, afinal este ninguém o conhece.

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

falta pouco para a maior celebração de fé do Pará "O Círio de Nazaré" 2010


Desde quando vim morar aqui em Belém participo da festa do Círio de Nazaré, onde a mesma incluem em sua programação o (religioso e o profano) juntos para celebrar a nossa Nazinha que tanto nos abençoa. Uma tradição que envolve todas as pessoas do Pará, seja da capital ou dos interiores do Estado, e gente de diversos lugares do nosso Brasil, é conhecida internacionalmente.
Posso dizer que todos os anos é muito bom participar, vou sempre na transladação e no último dia de Cirio, é tão bom porque tu sentes uma emoção muito grande quando ver a santa passar perto de você, uma emoção sem explicação mesmo aquelas pessoas que se dizem ateístas como é o caso do meu marido Rolando que participa tambem, e as festinhas são tudo de bom, o cortejo do boi na praça do Carmo depois da prossição fluvial, é bem divertido, e ainda tem a festa das "filhas de nazinha" né que é o maior "babado" como diz eles mesmo.
E hoje foi o Cirio da UFPA, vi da frente do prédio que eu trabalho, é uma das celebrações feitas em toda Belém antes do Círio que é no segundo domingo de outubro.

vejam aqui detalhes da procissão de hoje na Ufpa. http://www.portal.ufpa.br/imprensa/noticia.php?

"coisinhas" em tempos de eleição.

no dia 22 de setembro recebi uma msg é um de meus e-mails de uma conhecida que tenho certeza que vota nos candidatos do PSTU.

Leia...

Após a inauguração de um comité em Minas, Dilma é entrevistada por um jornalista local. Veja:
- Como a senhora vê o crescimento da sua candidatura nas pesquisas?
O povo brasileiro sabe escolher, é a continuidade do governo Lula, e após as eleições nós vamos desarmar o palanque e estender os braços aos nossos adversários, o candidato Serra está convidado a participar do meu governo, porque nesta eleição nem mesmo Cristo querendo, me tira essa vitória, as pesquisas comprovam o que eu estou dizendo, vou ganhar no primeiro turno".

Parece que está caindo a imagem de boa moça e aparecendo quem realmente é a Dilma Roussef.
"O Povo Brasileiro estará cometendo um grande erro elegendo Dilma presidente e vão sofrer." Ciro Gomes.

Poucos minutos após a entrevista, já havia postado na internet, twitter.... e ela disse ter sido mal interpretada e que a frase não foi essa, porém alguns mineiros já repudiam a candidata e o quadro eleitoral começa a dar uma reviravolta, em Minas a petista estava a frente de José Serra e agora Serra já ultrapassou com uma vantagem de 5 pontos, tanto que Aécio Neves já está aparecendo na TV pedindo aos mineiros o apoio unanime a Serra.

IMPORTANTE: a Dilma já está até sentando na cadeira presidencial, dá pra acreditar.
Vamos passar adiante, passe para o maior número de contatos possíveis, o Brasil precisa saber disso.
-DILMA, a favor do aborto e Acima de Jesus Cristo.
-Até o Papa no Vaticano já se manifestou contra essa frase.
-Qual será a manifestação dos pastores??

OBS: Fala sério essas pessoas inventam cada história em época de eleições, mas só recorrem a isso porque tentam desmentir a vontade do povo brasileiro, achei muito engraçado esse texto por isso que publiquei aqui, égua dizem cada coisa. Deve ser continuação... "historinhas do Serra 2" depois daquela da quebra do sigilo fiscal da filha dele...e ainda colocam o nome do Ciro Gomes pelo que sei ele trabalhou todo o mandato de Lula na presidência, coitados não sabem o que fazer nesta hora de decisão da campanha, já que só faltam 9 dias para a eleição de Dilma como a primeira mulher na presidência do nosso país.

terça-feira, 21 de setembro de 2010

estar chegando a hora de votaaaaar!

é galerinha estar chegando a hora de votar, de ser um cidadão atravéz do teu precioso voto.e ai já sabes em quem vas votar, se ainda estas com dúvida eu sei....vote no que é certo para o nosso Pará acelerá...Dilma 13, Ana Julia 13, Paulo Rocha 131, e Puty 1310.Esses sim são os candidatos certos o resto é resto!e ponto e basta.

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Globo ofende o Pará com cena da avó cafetina na novela Passione.

...

- Para que eu quero
uma neta assim?
- A Clara pelo menos me
ajudava, colaborava...Aquela sim sabia agradar meus pensionistas... Mas você
não, sempre cheia de nove horas, não pode isso, não faço aquilo... Agora,que
quero ver! Lá no meio do PARÁ não vai ter para onde fugir!? .
Esse é o texto (gravado ou por
gravar) que a cafetina Valentina (Daisy Lúcid), da novela PASSÍONE, da Rede
Globo/TV Liberal, diz ao concretizar a venda da neta Kelly (Carol Macedo) para o
fazendeiro Jonisval (Antônio Alves). A velha é dona de uma ? pensão? onde
prostituiu Clara (Mariana Ximenes) e tenta por no mesmo ? trabalho? a irmã
desta, ambas abandonadas pela mãe num orfanato e resgatadas pela avó
safada.
Da novela, passemos para a
realidade: esse texto de Sílvio de Abreu merece um protesto formal, irado; não
só das autoridades, mas de toda a população paraense contra a Globo. Se
não bastasse tudo, mais esse coice da Globo. E devemos exigir que a emissora
tire o nome do Pará desse texto ridículo. Se mantiver; exija-se uma reparação formal e explícita no JN e na própria novela;
os fazendeiros devem se manifestar e protestar também porque estão sendo taxados
de comprar jovens para prostituição ? não bastasse produzirem boi pirata? e desmatarem a floresta. A OAB, a SDDH, o MP, a Procuradoria do
Estado, FIEPA, FAEPA. Todas as entidades devem se manifestar contra a Globo e
Sílvio de Abreu.
O que a Globo está fazendo (ou
fará) é puro incentivo ao tráfico de jovens mulheres, incentiva a prostituição.
Enxovalha a imagem do Pará; prejudica a imagem do Estado; afeta nossos brios.
Humilha! Desrespeita o Estado e sua gente! Mexe com nossa estima.

Não podemos tolerar falta de respeito tão grave quanto essa, que o próprio Jornal O liberal publica hoje, na página sete do seu Magazine.
Vamos reverberar esta mensagem para que se espalhe pela rede até chegar na Globo. Já chega de tanta humilhação!
E esta não é a primeira vez que falam com maus adjetivos do Pará, na novela das 18:00h falaram que um personagem Altair que morava em Altamira e que tinha ido morar em SP, "era de uma cidadezinha no fim do mundo" falando a respeito de Altamira no oeste Pará, denegrindo a tal localização da Cidade.
obs: as novelas são criadas em cima de pensamentos fictícios ou verdadeiros que passam ao telespectador uma história seja ela real ou fictícia, mas não podemos tolerar é que um veículo de comunicação importante como é o caso da Televisão em nossa sociedade atual, tenha posturas preconceituosas, e que expressam de forma errônea algumas localidades do Brasil, ao ínvés disso deveriam denúnciar de forma correta os crimes cometidos nestas localidades, para que estes sejam conhecidos e sejam denunciados as autoridades competentes.

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Lula em Belém...dia 16/09/2010

É isso ai galera, a campanha estar fevervendo aqui na capital e nos interiores do Estado...e para dar apoio aos candidatos do PT no Pará nosso querido Presidente da República Lula vai estar dia 16 de setembro aqui em Belém, e Dilma vem junto, e não custa nada convidar a juventude que deseja acelerar o nosso Pará para prestigiar o evento que será uma grande força a nossa campanha "é 13 neles" ...

leia em: http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com/

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Livros...Livros e + livros, este era o belo e o principal cenário da Feira do Livro de 2010.

Apesar de ter ido só no sábado na feira do livro gostei de algumas coisas em parte;vamos lá: nada contra ter crianças na feira, mais fala sério, tinha muita criança"perambulando" num minímo espaço, onde já era um sufoco passar, numa maratona de andar se esfregando em quem tu não conheces e correndo o rísco de esmagar uma criança pelo caminho, e ainda por cima correndo o rísco também de ser assaltada né...porque nada contra a inclusão das diversas culturas aos da classe mais pobres, afinal como uma futura assistente social que sou estudo muito sobre essas "tais" contradições que existem em nossa sociedade, mas dai deixar entrar pivetadas ou pior grupos de meninos em atividades muitos suspeitas já é falta de segurança num lugar que é alvo de assaltos por este ser um evento grande. Outra coisa é que li algumas críticas nos veículos de comunicação, mais precisamente em jornais impressos, coisa que faço sempre que é ler jornais...vi que houve uma certa crítica quanto a programação musical da feira pois não estava na "escalação" alguns musicos de nossa terra que sabemos, são muitos e talentosos...mas olha gostei sim dos foram apresentados porque só assim pessoas que não têm condições de pagar por um show de cantores nacionais, tiveram a oportunidade de conhece-los; a outra crítica que ouvir é que muitos vão a feira só para namorar, ou vê os shows, e não lêem e nem compram livros, mas isso é besteira gente, por ser este um evento grande dentro da capital não acho que devemos falar de coisas que acontecem em qualquer lugar e por ser este um evento de grandes encontros sejam ele com os livros, com amigos, com namorado, com estranhos, com artistas e etc. Ah até que os lanches estavam em conta porque é um absurdo o preço do lanche no hangar em outros eventos...Mas o melhor mesmo é que conseguir comprar vários livros que vão me ajudar muito na minha formação e atuação profissional, e tudo bem baratinho já que era o penúltimo dia de feira... Agora só nos resta esperar para a feira do próximo ano. Até lá.

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

UFPA estimula a leitura entre os estudantes.

Projeto Entrelivros começa a funcionar nesta sexta-feira!

Traga seu livro lido e troque por outro de forma inteiramente gratuita. Depois, traga-o de volta, alimentando e ampliando ainda mais este projeto de circulação e troca de livros, ideias e conhecimentos. Trata-se do “Entrelivros”, da Diretoria de Cultura da Pró-Reitoria de Extensão/UFPA, por meio do qual as pessoas poderão trocar, entre si, livros que já leram e que ficarão disponíveis para o acesso de quem quiser ter o prazer de também mergulhar nesses irresistíveis mundos de saberes.

O projeto conta com a parceria da Biblioteca Central (BC), onde será criado um ponto fixo para a troca de livros, todas as sextas-feiras. As trocas iniciam-se já nesta sexta, 3, entre 14h e 18h. Segundo o diretor de Apoio à Cultura da UFPA, professor Celson Gomes, o Entrelivros terá base na BC, mas pretende se desdobrar com dinamicidade, marcando presença, por meio do trabalho de voluntários, em lugares, como paradas de ônibus, praças e espaços de lazer dentro da própria Universidade.

A Biblioteca da UFPA será responsável pela seleção do material que ficará disponível. A Unidade também doará livros para serem trocados, assim como a Editora da UFPA. Os primeiros exemplares que estarão à disposição serão, dentre outros, edições da antologia de poesias, contos e crônicas - selecionados pelo I Prêmio Proex de Literatura - e da Revista Cultural Tucunduba, ambas criadas pela Diretoria de Cultura da UFPA e recém-lançadas com o objetivo de difundir a produção da comunidade acadêmica.

para mais informações: www.ufpa.br

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Vivendo o cotidiano Universitário.Adoroooooo!

Acordei cedo hoje para participar no Aúditório Setorial Básico do Profissional do Seminário "Desigualdades de Direitos: HIV/AIDS no Brasil e África do Sul"; que aconteceu das 9:30 ás 12:00h. Onde o mesmo discutiu a realidade dos dois países, em termos de desigualdades sociais, políticas, econômicas, e as dimensões da epidemia e o enfrentamento do HIV/Aids pela sociedade civil e pelo Estado. Apesar do tempo de duração ter sido muito curto para a dimensão do tema, acredito que foi de grande relevância a realização desse evento para graduandos e pós-graduados ainda mais porque contou com presenças de pesquisadoras importantes da UFPE e UFPA.

obs: Fica um aviso aos meus colegas universitários, temos que participar mais de ações importantes como esta para nossa vida profissional, temos que discutir, debater, dar sugestões e ousar, para que muitos assuntos  não passem batido por uma parcela da população e pelo Estado que só realiza politicas públicas quando o problema já estar uma "bola de neve", ou nem isso.

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

frases de autores!

'Sou sempre eu mesma, mas com certeza não serei a mesma para sempre.' Clarice Lispector

'O futuro mais brilhante é baseado num passado intensamente vivido.' Clarice Lispector

'Serei sempre apego pelo que vale a pena e desapego pelo que não quer valer.' Clarice Lispector

'De que adianta falar de motivos? Às vezes basta um só, às vezes nem juntando todos.' José Saramago

'Calar-se não é ficar mudo, é recusar-se a falar — logo, ainda é falar.' Jean-Paul Sartre

'O bonito me encanta, mas o sincero, ah! esse me fascina.' Clarice Lispector

'Saudade é amar um passado que ainda não passou, é recusar um presente que nos machuca, é não ver o futuro que nos convida.' Pablo Neruda